sábado, 9 de junho de 2012

VIVA SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO!


A modernidade revolucionou nossa forma de enxergar o mundo e nosso modo de agir, pensar e viver. Ninguém, por mais distante que esteja, está isento dos efeitos da evolução social. Mesmo com tantos avanços tecnológicos, científicos e sociais, algumas coisas permanecem imutáveis. Que bom!
O mês de junho nos devolve às nossas raízes e traz uma das mais tradicionais e importantes confraternizações do calendário religioso-cultural brasileiro: as festas juninas.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Nesta época havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. 


Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Por nossa conta ficaram os terços, orações, reizados, novenas, sempre incrementados com a riqueza e Inteligência do homem matuto e da mulher da roça, personagens exímios na construção da nossa história.
Junho não é um mês rico somente por nos remeter às nossas origens, às festas ornamentadas e às bebidas e comidas típicas, mas principalmente por lembrar três santos que souberam, a exemplo de Santa Rita, amar e exaltar o nome de Deus. Que saibamos viver e estender às nossas vidas a alegria das festas que, na sua essência, fazem-nos mais irmanados na alegria que Deus quer para nós. Sendo assim, viva Santo Antônio, São  João e São Pedro!

Mario Welber - jornalista e assessor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente 
http://www.facebook.com/mariowelber

Nenhum comentário:

Postar um comentário